19
maio
09

em defesa da palavra suja

Hoje fui atacado por um dilema: publicar ou não palavras de calão. Não que me valham os palavrões para dizer alguma coisa, sendo que posso tentar eufemizar, mas há aqueles que nunca poderão ser substituídos por nenhuma outra expressão, deixando uma lacuna de sentido. Podem me atirar pedras, mas nada como dizer em alto e bom som um “foda-se” ou xingar de forma voraz a mãe do imprestável que lhe atormenta. Não creio que o calão empobrece a linguagem, mas, também, não pode ser tomado como usual a todo instante. Acho necessário sim mandar tomar naquele lugar no qual o sol nunca chega, ou mesmo dizer os apelidos carinhosos dos órgãos genitais masculinos e femininos. Aquela palavrinha de três sílabas e seis letras, que começa com B e que designa a vagina sempre está na minha boca. Coisa de maluco isso, mas vira e meche estou eu lá dizendo aos quatro ventos a pestilenta palavra. Acreditem, não existe nenhuma outra expressão que consiga exprimir o que estou sentindo no exato momento que a pronunciei. Mas me valha a hipocrisia humana para minha defesa. Nem mesmo padres escapam da palavra suja. Já estive nesse meio religioso e posso garantir que até mesmo eles quando, por exemplo, tropeçam não invocam o apelido do gozo masculino. Não há quem nunca tenha chamado o Encardido numa situação de raiva ou tenha mandado para o quinto dos infernos qualquer maldito que se tenha entreposto a frente. Palavrões nos redimem, de certo modo. Eu me sinto melhor após dizer um. Nenhuma outra palavra vale tanto. O palavrão desoprime.

1 Response to “em defesa da palavra suja”


  1. 1 junho, 2009 às 6:16 pm

    Gostei do uso de “calão” sem o redundante “baixo”. É coisa que raro se vê.
    Não vejo problema no uso moderado e bem-empregado do palavrão na fala. Já na escrita ou em meios de comunicação não considero aceitável, pois nem todo o público está disposto a encontrá-lo. O ruído pode atrapalhar a efetividade do texto.

    Abraço,

    Pablo
    http://cadeorevisor.wordpress.com


Deixe um comentário

Feed do ALT

Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Pub


Outra Pauta


Firefox 3





