14
abr
09

Parada na floresta

Na minha opinião cocar nunca foi um acessório pra lá de viril

Na minha opinião cocar nunca foi um acessório pra lá de viril

Enquanto em nossas sociedades ocidentais, industrializadas e européias os homens saem do armário, nos rincões da Amazônia os índios homens estão saindo da oca. A notícia chegou a mim por meio do portal gay Mix Brasil que publicou dados de uma recente pesquisa feita pela Funai (Fundação Nacional do Índio).De acordo com a Fundação, muitos índios estão se assumindo gays socialmente, fator influenciado pelo contato cada vez maior com a cultura do homem branco. Em paralelo com essa crescente quantidade de gays indígenas tem aumentado, também, o preconceito.

O levantamento releva um número grande de homossexuais assumidos em diversas tribos, incluindo meninos de 10 a 15 anos que já fizeram a opção de não esconder o que realmente são. Desde os estudos antropológicos realizados no século 20 por Darcy Ribeiro já se sabia que existiam índios gays, inclusive travestis. Quando se assumem eles passam a realizar tarefas, normalmente efetuados por mulheres do grupo, como cuidar das crianças e realizar serviços domésticos. Além disso, muitos passam a pintar as unhas e a cuidar melhor do cabelo. Essa mudança de comportamento grupal nem sempre é bem vista pelos outros membros da tribo (também influenciados pela visão judaico-cristã do homem branco) e pode gerar críticas e até violência. A última é a que está preocupando a Funai e estudiosos da região.

No dia 19 deste mês é o Dia do Índio. Presto aqui uma homenagem a esse nicho de corajosos que se assumiram em um meio mais fechado do que a sociedade ocidental, industrializada e européia. Boa semana a todos, amanhã atualizações da próxima edição.

Anúncios

0 Responses to “Parada na floresta”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Feed do ALT

Twitter

Pub


Outra Pauta


Firefox 3





%d blogueiros gostam disto: