23
nov
08

Núcleo Gazeta ALT de Cinema

logo-nac-fundo-preto1

Cinema na terra da soja: o eterno caso de amor e ópio
Núcleo incentivará a produção e a discussão de cinema local

Por Anderson Antikievicz Costa

Cineasta por obrigação é difícil de encontrar. Quem faz cinema é porque é apaixonado por essa arte (muito apaixonado). O Gazeta ALT, caderno de jornalismo narrativo e cultural da Gazeta do Paraná também é. Por isso, desenvolveu o projeto sem fins lucrativos Núcleo Gazeta ALT de Cinema, que tem por objetivo incentivar e promover o estudo e a produção cinematográfica na cidade de Cascavel e região.

A primeira ação do Núcleo, que conta com a participação da Semuc (Secretaria Municipal de Cultura de Cascavel), do Sesc (Serviço Social do Comércio), e da Baiacu (Bando Independente Associação Cultural), é a documentação do cinema de Cascavel, com o registro notícias, textos, imagens, vídeos e dos próprios filmes locais.

Todo esse material começa a ser disponibilizado gratuitamente ao público hoje, em um blogue vinculado ao site do caderno ALT (www.gazetaalt.com). Conforme o volume de material for crescendo, o suporte mudará e culminará na publicação de um livro.

O ponto de partida dessa documentação é a digitação de um significativo volume de notícias já localizadas, que dizem respeito à produção e lançamento de filmes em Cascavel desde o início da década de 1990. Além disso, será feita uma profunda pesquisa no banco de dados da Gazeta do Paraná – e de outros jornais locais que permitirem a procura -.

O Secretário de Cultura de Cascavel, Alsir Pelissaro, foi receptivo à iniciativa: “Acredito que esta ação desenvolvida pelo Gazeta ALT tem muito a contribuir para o desenvolvimento cultural da sociedade, fazendo com que seja restabelecido o valor do cinema nacional, dando assim um destaque para os artistas e para o município de Cascavel”.

O cineasta e diretor de publicidade Vander Colombo também acredita na idéia: “Tal ferramenta será de extrema valia não só para recuperar o espírito que Cascavel já teve nas produções daqui, como para se vir a pensar novamente num pólo cinematográfico, cogitando nossas armas para o futuro sem cometer os mesmo erros do passado. Seja a quem já pertence a esta história ou ainda o fará, consolidar-se-ia a aspiração, tornando permanente o nome da cidade na área cinematográfica nas letras, para que seja possível mais tarde fazer o mesmo com câmeras em punho”.

Além de material textual e imagens, os próprios filmes feitos no município serão catalogados e disponibilizados ao público. O fotógrafo cascavelense César Pillati já se prontificou a colaborar com o projeto. “Possuo um número muito grande de fotografias do nosso cinema. Esse arquivo está à completa disposição do Núcleo”.

O blogue será atualizado sempre às segundas-feiras, entretanto, posts aleatórios devem preencher a semana, seja com notícias factuais sobre a produção local, seja com indicações de cinema para o público em geral.

A tríade cinematográfica: assistir/discutir/produzir

A partir do dia 24 de fevereiro, data em que o Gazeta ALT completa um ano de circulação, as atividades do Núcleo se expandem, com a formação de um grupo de discussão, estudo e produção. O projeto prevê que, a partir de palestras e oficinas, os membros aprendam lições básicas de fotografia, edição, roteiro, produção, atuação, direção e passem a produzir.

Produzir dentro da estrutura disponível e então desenvolver ações de conscientização da classe empresarial sobre a existência das leis de incentivo e sobre a importância de se investir em cultura, rompendo a maior barreira da área, que é a captação de recursos.

Sempre no barco, mesmo que afunde

O Gazeta ALT, sempre que pode, apóia produções culturais. Na área de cinema, apoiou a realização de três curtas-metragens: Sobrevivência, de Jeferson Richetti, Anderson A. Costa e Bruna Paese (com colaboração de Julliane Brita); Baunilha 8451, de Jeferson Richetti, Douglas Menegazzi e Andressa Morais; e Lili Marlene, do cineasta e diretor de publicidade Vander Colombo. Apoiou ainda a produção do documentário Ilha D’Oeste, de Jeferson Richetti, Douglas Menegazzi, Andressa Moraes, Lucas Nonose e Renan Menezes. Documentário este que é o primeiro trabalho audiovisual a discutir, de fato, as dificuldades da nossa produção.

FIM

Anúncios

3 Responses to “Núcleo Gazeta ALT de Cinema”


  1. 1 Vania Paula Eleuterio
    25 novembro, 2008 às 12:24 am

    Oi!

    Hoje eu precisava comentar para parabenizar a equipe do Alt por essa iniciativa, em especial o Anderson. Tenho certeza que assim como o ALT, o nucleo sera um sucesso.
    Que os planos de vcs se concretizem e que dê cada vez mais certo.

    Nao discuto,nem produzo cinema… mas apóio as pessoas que gostam disso para que possa ser criado algo aqui na nossa região.

    Mais uma vez, parabens!

    Vaninha

  2. 2 Bruna Hissae
    25 novembro, 2008 às 2:10 pm

    Parabéns pela iniciativa!

    Boa sorte com o projeto!

  3. 3 Juliana Tokarski
    25 novembro, 2008 às 6:40 pm

    OIe povooo de Deus!! ^^

    Eu li, eu li a edição de domingoo.. ebaaaa…

    tá linda a edição.. as fotos Ju, estão maraaaa..

    Parabenizar o Jacídio pelo belíssimo texto.. gooosteeei muitoo..

    a tirinha tá de rir.. iuhsduifhaiusd…

    a matéria central tá show a diagramação tá lindona tmb.. =))

    tá tudo MARA!!

    E lógico não poosso esquecer de dar apoio ao projeto que estão desenvolvendo.. nem que seja apoio moral.. uhulll.. boa sorte a vcs.. vcs conseguem.. como sempre conseguem… 😀

    Oni, saudade do cê… hehehehehe

    Juju, Jeff, Ander, de todo muundo.. =DD

    BeijOoooo!!

    Boa semana..

    Parabéns mais uma vez!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Feed do ALT

Twitter

Pub


Outra Pauta


Firefox 3





%d blogueiros gostam disto: