02
out
08

live in Cascavel: macfeck

Saudações, meus caros. Aviso paroquial.

Hoje (dia 2 de outubro), às 19h45, tem show do banda Macfeck, no Anfiteatro da Unipar (Universidade Paranaense). O ingresso custa R$ 10. Informações pelo telefone: (45) 9912-6004 ou (45) 8407-1737. IMPERDÍVEL!

Para quem não conhece, fica a matéria sobre o show publicada hoje no caderno Biss, da Gazeta do Paraná; e o primeiro videoclipe da banda da música Carretera Paranoia.

Nos vemos lá.

>>>>

MÚSICA FOLCLÓRICA

MACFECK SE APRESENTA HOJE A NOITE NA UNIPAR

Depois de duas temporadas no Brasil, o sucesso da música folclórica européia do grupo Macfeck se repete na noite de hoje (2), no Anfiteatro da Unipar, a partir das 19h45. As entradas para o evento custam R$ 10.

O grupo apresentará o novo álbum recém lançado “The Last Black Sheep”. O disco é composto por 11 músicas, e as principais características são a utilização de mais de 20 instrumentos musicais diferentes, com sonoridades influenciadas pela cultura de 8 países diferentes, e cantado em 4 idiomas distintos.

Após a apresentação a banda, composta por Harry Price, Isaac Millan, Marnie Kapwtstinsky e Jorge Juncal, os integrantes estarão atendendo ao público, respondendo perguntas e tirando fotos. Para os acadêmicos participantes, será entregue o certificado de 5 horas extracurriculares.

Além dos temas do disco, o grupo optou por homenagear a região da Galícia em suas apresentações, focando grande parte do tempo, a temas tradicionais gallegos, com muita utilização da Gaita de Fole e de muitos temas festivos.

Genaro Luiz, presidente do Centro Acadêmico de História da Unipar, revela como surgiu a idéia de trazer o grupo para Cascavel: “Percebemos que Cascavel estava carente dessa cultura universal que o grupo apresenta, e como tem espaço para todo mundo resolvemos trazê-los novamente para Cascavel. E é uma coisa diferente para a cultura cascavelense”, conta.

O grupo já esteve em Cascavel no ano passado, trazido pelo SESC. Segundo Genaro, a aceitação do público foi ótima: “Quando eles estiveram aqui no ano passado, foi um sucesso. A casa estava cheia e todos adoraram”.

Ontem, o grupo realizou uma pequena prévia de três musicas na entrada da Unipar.

Sobre a banda

A banda foi formada em 2000 na Europa, com o propósito de tocar musica folclórica originária dos países europeus. O estilo musical da banda traz dentro de si, citações a diversas culturas do velho continente, onde em um mesmo tema, é possível escutar referências de diversos países, como Irlanda, Espanha, Escócia, Portugal, etc.

O grupo já realizou mais de 300 shows pela Europa, divulgando seus três álbuns: “Cats & Dogs”, “Save The Dragon” e “Follow That Car” lançados em 2001, 2003 e 2006 respectivamente.

O Brasil também já presenciou shows do grupo, em duas temporadas em nosso país, nos anos de 2006 e 2007. As seguidas temporadas do grupo pelo Brasil, ficaram marcadas pela excelente aceitação por parte de todos.

Fixando seu nome e imagem no cenário cultural da América do Sul, o Macfeck retorna ao Brasil para sua terceira temporada em nosso continente, desta vez também realizando algumas apresentações no Uruguai, onde serão a atração principal de um importante e tradicional festival.

Música folclórica

As canções tradicionais de um povo tratam de quase todos os tipos de atividades humanas. Episódios épicos ou amorosos, cantados em forma de balada, constituem a maior parte do repertório, enriquecido com canções de trabalho, canções que acompanham jogos e celebrações e as que se relacionam com o ciclo agrícola anual, freqüentemente associadas à dança. O padrão mais comum é o das estrofes de poucos versos com rima livre, que se repetem estruturalmente ao longo da canção. Assim, muitas destas canções expressam crenças religiosas, políticas ou descrevem a história de um povo.

As “canções de dança” são um dos tipos mais antigos de música popular. Cantadas como acompanhamento para danças, o nome de seus compositores perdeu-se no tempo. Muitas são ainda associadas ao lugar de origem, como a gavota francesa, a mazurca e a polca, da Polônia, o fado e o vira de Portugal, e a tarantela, da Itália.

No Brasil, elas são geralmente de origem européia e reduzem-se praticamente às cantigas de roda. Algumas são de criação nacional com influência das modinhas (como “Nesta Rua tem um Bosque”; outras têm influência africana (como “Sambalelê”).

As obras folclóricas utilizam mais freqüentemente instrumentos como flauta, alaúde, violão e instrumentos de percussão. Por influência da música orquestral, a partir do século XIX, foram adotados também violinos, clarinetes, harpas, harmônios e outros. O ritmo e a métrica da música folclórica estabelecem uma relação estreita com o verso empregado: a melodia se ajusta à letra ou, pelo contrário, as palavras parecem escolhidas mais pela sonoridade que pelo sentido.

>>>

Anúncios

1 Response to “live in Cascavel: macfeck”


  1. 1 Juliana Tokarski
    3 outubro, 2008 às 12:34 pm

    OIeeeeeeeeee..

    Ooow =O o Ander atualizou o blog.. ^^

    que bom… da saudade de ver atualizações de vcs todos.. 🙂

    Showwwwwwwwwww boooooooooooooooooooooooom, maravilhooooooso!!

    heheheh!!

    Realmente, foi imperdível!!!

    Beijo..

    boa sexta-feira pra vcs!!

    =****


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Feed do ALT

Twitter

Pub


Outra Pauta


Firefox 3





%d blogueiros gostam disto: