30
set
08

história da TV

Exatamente há 38 anos saía do ar uma das mais importantes redes de televisão brasileira, a Rede Excelsior.   Pertencente a mesmo grupo de empresários donos da Panair do Brasil, a maior empresa de aviação da época, a concessão foi adquirida por um preço exorbitante na época. Ficou no ar apenas 10 anos. O conteúdo era voltado ao jornalismo, séries e filmes estrangeiros, se destacando posteriormente, também, com programas de humor.

A importância da TV Excelsior, apesar da breve trajetória, é de extrema valia para a TV brasileira. O amadorismo acabou com a chegada da Excelsior. Até então “fazer” TV estava atrelado aos mesmos moldes do rádio. Não haviam profissionais capacitados ainda no Brasil. Uma das heranças mais importantes da Excelsior é a programação horizontal. É o que a Rede Globo e outras emissoras fazem hoje: o mesmo programa exibido no mesmo horário todos os dias, criando uma intimidade e compromisso com o telespectador. Em seis meses de operação era a líder de audiência em São Paulo.

Outro ponto inovador da Tv Excelsior foi a exibição em cadeia da programação. Usando videoteipes, novidade para a época, espalhava via avião a programação gravada para as outras TVs. Em 1962 já tentava exibir a cores, quando a TV Tupi somente trouxe a novidade em 1964 que foi quando a tecnologia engajou de vez no País. O “top de cinco segundos” também foi uma invenção da Excelsior.

O campo do jornalismo a evolução ficou por conta do Jornal de Vanguarda iniciado em 1963. Não era mais o radiojornalismo na TV, quando o apresentador apenas narrava as notícias, a partir da Excelsior era “um show de notícias”, slogan do jornal. Outra personagem importante foi o Sombra, um comentarista secreto que só era visto pela silhueta criticando acidamente alguns fatos. O telejornal foi contemplando em 1963 na Espanha com o Prêmio Ondas de Jornalismo, como o melhor telejornal do mundo e foi utilizado por McLuhan – um dos teóricos da comunicação de maior projeção – nas aulas de comunicação ministradas por ele.

A TV Excelsior saiu do ar no dia 30 de setembro de 1970. A decadência iniciou com a ascensão dos militares ao poder. A censura começou a perseguir a Rede e afundada em dívidas não restou nada a não ser o fechamento.

Amanhã  informações da próxima edição. Saudações, Oniodi.

Anúncios

0 Responses to “história da TV”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Feed do ALT

Twitter

Pub


Outra Pauta


Firefox 3





%d blogueiros gostam disto: