18
set
08

do analógico ao digital – dia nacional da televisão

O século 21 já surgiu com inovações para o mundo televisivo. Quase um ano depois da primeira transmissão desta nova tecnologia em São Paulo, pouco se fala sobre o novo modelo. Exatamente há 58 anos a Rede Tupi, integrante dos Diários Associados de Assis Chateaubriand, era inaugurada em São Paulo com muita pompa e festa.

O cenário da maior cidade brasileira já vislumbrou a vanguardice de alguns astutos que, mesmo experimentalmente, tiveram a coragem de inovar. Chatô, como ficou conhecido, deve ser sempre lembrado por essa ousadia, mesmo que por trás disso tudo estivessem os interesses econômicos e megalomaníacos dele.

A Rede Tupi, com os célebres programas, Repórter Esso, Sítio do Pica-pau-amarelo e as novelas A Viagem, Mulheres de Areia e Éramos Seis, ficou na história do pioneirismo do País. Da casta de artistas que surgiram desta rede estão Hebe Camargo – que gloriasse de ser a única a estar na TV desde a primeira transmissão, Derci Gonçalves, Lima Duarte e outras figuras lendárias do rádio que passaram para a TV.

No dia de hoje também são comemorados os aniversários do jornal americano The New York Times, 157 anos, e o da rádio, também americana, CBS com 81 anos.

Para a edição de domingo a crítica literária está por conta da Julliane, dando continuidade aos textos de Hilda Hilst, mas desta vez a prosa hilstiana. A matéria das páginas centrais tratará do dia-a-dia de um desempregado, o Edenir Gonçalves. O disco indicado desta semana será o da histórica banda Funkadelic, indicado por Rafael Spoladore. A Seleção ALT de Cinema, sempre por conta de nosso estimável Ander, tratará do filme O Gângster. Para conferir tudo, domingo nas melhores bancas do Estado. Rá!

O wallpaper desta semana é da nona edição, do conto Admirável mundo e gado novo de nossa querida amiga Ana Paula Salamon. A todos um bom fim de semana, atualizações amanhã. Oniodi.


0 Respostas to “do analógico ao digital – dia nacional da televisão”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário


Feed do ALT

Pub


Outra Pauta


Firefox 3